top of page

 

Triagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porta de entrada na Fraternidade Espírita O Bom Samaritano
 

A segunda-feira é o dia dedicado à Triagem na Casa Espírita. As pessoas que buscam o tratamento espiritual e/ou adaptação às atividades da Casa são neste dia recebidas, orientadas e encaminhadas através de conversação fraterna. Ouvem as explicações sobre o Tratamento Espiritual e comentário de O Evangelho segundo o Espiritismo, recebem o auxílio magnético através do passe e são encaminhadas para uma seqüência de três semanas de tratamento, após o qual devem retornar à Triagem para alta ou nova seqüência de tratamento.

 

Porque a Triagem:

“Tendo em vista os grandes problemas que comandam a cultura e a civilização hodierna, somos levados a concordar com os estudiosos do comportamento e com os filósofos modernos que assinalam este como o ‘século da angústia’.

Estatísticas bem elaboradas documentam a existência de cem milhões de pessoas vitimadas pela depressão da amargura, na atualidade, que marcham no rumo de alienações mais graves ou do suicídio inditoso. Outras enfermidades na área mental assolam em índice terrível e assustador, o que preocupa mesmo os mais frios profissionais da Medicina psiquiátrica como da Psicologia e da Psicanálise. Somem-se a estes dados as doenças do aparelho digestivo, as cardiopatias, o câncer, as infecções dermatológicas, as alergias, os processos reumáticos e artríticos, os desgastes ósseos, os desvios de coluna, e teremos inquietante incidência de desajustados e sofredores, debatendo-se nas amarras da aflição constritora. É verdade que a Medicina vem logrando, cada dia, mais expressivos êxitos nos problemas da saúde, seja nas cirurgias ou nas valiosas terapias medicamentosas de resultados abençoados. No entanto, a fome, o desemprego, as carências afetivas, a indiferença pela vida, a revolta, os desequilíbrios do sexo, respondem por maior número de desesperados, que clamam por ajuda que nem sempre lhes chega, ou que se recusam a receber, quando a mesma lhes é oferecida... São estes os ‘tempos chegados’ da referência evangélica, convidando-nos a uma atitude dinâmica em favor dos padecentes de todo porte. A Doutrina Espírita, porém, dispõe dos recursos que podem propiciar uma radical mudança para melhor, desta realidade que ora enfrentamos.” (Joanna de Ângelis, Receitas de paz, 4. ed., p. 1-3). “Os médiuns, como elementos de ligação entre a vida espiritual e o plano físico, serão sempre solicitados a dar uma palavra orientadora nas questões multiformes que afetam as pessoas que os procuram. Daí a indicação de exercitarem alguns princípios de psicoterapia e relações humanas.” (Emmanuel/André Luiz, Estude e viva, 4. ed., p. 178).

Segunda-Feira
Horário: 20h
Centro espirita em aguas claras
bottom of page