top of page

Posto de Assistência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
O que é ?

O posto de Assistência Espírita é um trabalho assistencial desenvolvido em comunidades carentes. Essa atividade oportuniza a troca de experiências, possibilitando o crescimento dos trabalhadores, a assistência e a promoção das famílias carentes de amor e luz e o despertamento do auxílio mútuo entre as mesmas.

 

Onde implantar?

As atividades do posto podem ser realizadas em escolas, nos lares das famílias, nas ruas ou em áreas doadas ou adquiridas para tal finalidade. “Em todos os lugares e situações da vida, a caridade será sempre a fonte divina das bênçãos do senhor. Quem dá o pão ao faminto e água ao sedento, remédio ao enfermo e luz ao ignorante, está colaborando na edificação do reino Divino, em qualquer setor da existência ou da fé religiosa a que foi chamado. A voz compassiva e fraternal que ilumina o espírito é irmã das mãos que alimentam o corpo. Assistência, medição e ensinamento constituiem modalidades santas da caridade generosa que executa os programas do bem.” Emmanuel, Vinha de luz, 11ed. p 23)

 

Objetivos do posto de Assistência Espírita

Divulgar a Doutrina Espírita

Promover a comunidade onde o mesmo se localiza

Identificar infortúnios ocultos

Evangelizar crianças, jovens e adultos

Preparar para uma Nova Era

Formar adeptos esclarecidos

Desenvolver o auxilio mútuo entre a comunidade

 

Benefícios Gerados pelo Posto de Assistência Espírita
 

Para a Casa Espírita

Oportunidade da caridade para os trabalhadores

Integração entre o jovem e o adulto

Abertura de novas frentes de trabalho

Reeducação de Espíritos

Desobsessão de trabalhadores

Divulgação da Doutrina Espírita

Formação de dirigentes

Implantação de novos cursos e palestras

Defesa vibratória

 

Para Comunidade

Divulgação da Doutrina Espírita

Desenvolvimento do auxilio mútuo

Atendimento a família

Abertura de novas frentes de trabalho

Reeducação dos Espíritos

Abrangência maior da assistência moral, espiritual e material

Formação de novos dirigentes

Formação de adeptos esclarecidos

Evangelização cristã às crianças, jovens e adulto

s Despertamento para a importância do trabalho etc

 

Todas as atividades obedecem a uma estrutura administrativa. São coordenadas por um dirigente geral e divididas em comissões de trabalho.

 

Comissão de Evangelização Infantil

Com objetivo de evangelizar crianças até 11 anos de idade e formar evangelizadores, esta comissão atua desde a recepção das crianças, nos cursos da escola de evangelização espírita infantil, na laborterapia, no posto de higiene, no momento do coração e na visita aos lares das crianças.

Comissão de Mocidade

Esta comissão tem suas atividades voltadas para a evangelização de jovens acima de 12 anos.

 

Comissão do Esclarecimento e Família

Responsabiliza-se pela evangelização dos adultos assistidos pelo Posto de Assistência.

 

Comissão da Caridade

Dedica-se a socorrer, amparar e promover o assistido através da caravana Francisco de Assis, da sopa fraterna Bezerra de Menezes, através das oficinas móveis, do trabalho com gestantes, através do trabalho comunitário com os pais e da triagem assistencial.

 

Comissão da Divulgação

Trabalha junto à comunidade local, divulgando as atividades desenvolvidas no posto de assistência, levando a mensagem espírita a todos os lares.

 

Comissão da Alegria Cristã

Busca a harmonização e união de trabalhadores e pessoas assistidas, cultivando um clima de constante alegria e fraternidade

 

Comissão de Campanha de Fraternidade Auta de Souza

Ocupa-se com a divulgação da Doutrina Espírita nos lares, além da arrecadação de donativos a serem distribuídos para as famílias cadastradas pela Comissão da Caridade 

 

Comissão de Mediunidade

É responsável pelo tratamento espiritual de crianças, jovens e adultos no Posto de Assistência, através das atividades de triagem, fuidificação da água e passe, além do encaminhamento para tratamento espiritual em uma casa espírita.

 

O posto de assistência pode funcionar em qualquer horário e em qualquer dia. Devido a facilidade para aglutinação de trabalhadores, o Posto normalmente funciona aos domingos à tarde

 

Para saber mais sobre o funcionamento do Posto de Assistência Espírita conheça o livro POSTO DE ASSISTÊNCIA ESPÍRITA, da editora Auta de Souza.

Centro espirita em aguas claras
bottom of page