Atendimento ao Jovem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é o Instituto do Jovem? 

 

O Instituto do Jovem é um departamento da Casa Espírita que visa atender, evangelizar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos. Proporciona à juventude um espaço participativo, criativo e de interação cristã. Dividi-se em duas ações: formação da mentalidade cristã do jovem e a especialização de trabalhadores para a Evangelização Juvenil.

 

Mocidade Espírita

A Mocidade é o Núcleo de Trabalho do Instituto do Jovem que irá atender, acompanhar e direcionar o jovem, a partir de 12 anos, nas atividades da Casa Espírita, bem como propiciar trocas de experiências e oportunidades de contribuições dos jovens para a própria Mocidade e para o Centro Espírita que estão vinculados. Propõe em seu trabalho, cursos, atividades práticas, oficinas de arte e recreação, atividades de reforma íntima e alegria cristã que visam enriquecer o patrimônio espiritual do jovem e prepará-lo para as atividades do Centro Espírita, fortalecendo-o na atual encarnação. Sendo ainda um núcleo onde formará amigos/companheiros para a sua jornada terrestre.

A seguir vamos conhecer Núcleo de Mocidade, seus aspectos doutrinários e pedagógicos.

“A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].” (Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 200).

 O que são atividades práticas na mocidade? 

A atividade prática visa associar os conhecimentos adquiridos no momento de estudo com o trabalho, não só despertando a consciência juvenil para o bem, mas também desenvolvendo seu poder de concentração e disciplina e o desenvolvimento das potencialidades do espírito.

As atividades práticas estão vinculadas à parte doutrinária visando oportunizar o jovem a vivência nos diversos trabalhos, cada um com seus objetivos morais e pedagógicos. 

 “Irmãos e amigos. Ainda é para estudo e prática do Evangelho, em sua primitiva pureza, que tereis de voltar o vosso entendimento, se quiserdes salvar da destruição o patrimônio de conquistas grandiosas da vossa civilização.” (Emmanuel, Palavras de Emmanuel, cap.17).

SHA, Conjunto 5,  Área Especial 02, Lote 03, Arniqueira,

Águas claras - DF

(61) 98218-5411

Deixe aqui seu Email para receber novidades sobre eventos e atividades.